O Mago William

Fred William de Brito Dutra, o Mago William 

HISTÓRIA E CURRICULUM

Filiação e Aventuras da Infancia

Fred William de Brito Dutra, nasceu no dia 30 de agosto de 1959, em Campina Grande no Estado da Paraíba, filho de Maria José de Brito Lira e Homero Ribeiro Dutra, aos sete (07) meses de idade foi trazido para a capital de João Pessoa para morar com sua Avó, Olga Ribeiro Dutra e suas duas tias, Yara Ribeiro Dutra (1934), e Marlene Ribeiro Dutra (1935).

Com sua Tia Marlene foi morar em Natal - RN. E lá passou por um grave acidente que marcou sua infância. Brincando de Super Herói, o Garoto corria pelo parapeito da cobertura onde residia, no Edifício Leopolno, no Bairro do Alecrim e veio a cair do quarto andar justamente no domingo dia de natal, em que tudo estava fechado inclusive o local onde Fred caiu e teve que ser arrombada uma porta de uma loja para resgatá-lo no fundo do prédio.

Tia Lena e minha priminha Mabel em seu colo, Tia Yara, Minha Vovó Olga, e a Mãe de Mabel, Darci, Foto em frente a minha casa na Rua Rodrigues de Aquino - 150 - Centro - João Pessoa, onde vivi toda minha infância e adolescencia.


Ainda assim, tendo sofrido esse acidente, o garoto vivia correndo pelos telhados das residências vizinhas, com sua capa, sua mascara e espada de madeira combatendo os vilões imaginários.

Sua Avó foi sua grande iniciante no universo das artes Plásticas, fazia mascaras com jornal em moldes de barro, e pintava com tintas que extraia de “massa pê” que trazia de barreiras perto da fábrica de cimento Zebu, dos Matarazo para que pudessem brincar o Carnaval e o corso da praça 1817. No local das barreiras também existia um açougue público, e ao redor existiam currais e muito pasto para os animais de corte, e por ali o garoto se soltava, pegando cavados e jumentos no laço e cavalgava os animais no pelo, sempre escondido dos vaqueiros, que o punham pra correr quando o viam tangendo o gado com seus amiguinhos do local.

Fred com 5 aninhos o xodó da vovó que me chamava de Pintinho.
Em sua primeira comunhão, onde propositalmente chegou atrasado. Aos 10 Anos.

Com o falecimento de sua avó que lhe criou até os seus quinze anos sua tia Marlene, carinhosamente chamada de tia Lena, assumiu a sua tutela, sendo responsável por sua criação.

Fred William cresceu no centro da cidade de João Pessoa na rua Rodrigues de Aquino número 150, centro, perto da praça João Pessoa, onde brincou a maior parte de sua infância.
Passeando com sua Tia LENA (Marlene), pelo comércio. Foto em frente ao prédio do antigo Correio e Telégrafo, hoje Palácio Municipal.

Arte na Infância

Aos 10 anos participava dos programas de palco da Rádio Tabajara e foi com essa idade convidado para pintar a logo marca da Orquestra Tabajara nos Pulpitos dos Músicos, por ser considerado muito bom nos desenhos que fazia.Com apenas onze anos ganhou o seu primeiro concurso de desenho que foi promovido pela rádio Correio da Paraíba.


Aventuras na Adolescencia

Aos quinze anos foi para o Rio de Janeiro de carona e lá conseguio uma bolsa de estudos na maior academia de Artes Marciais do professor Osvaldo Duncan, onde treinou Karatê no estilo Shotokan e Shorin Riu.
Aos 15 anos, já era atleta, treinava Judo, Karate e Hand Bool como Goleiro.

Aos deseseis anos teve o seu primeiro emprego de recepcionista do Tropicana Hotel na rua das Trincheiras no centro.

Aos desesete anos foi Campeão de Salto em altura e corrida de 100 metros nos jogos estudantis do DEDE Pelo colégio Panamericano, onde também ministrava aulas de Artes Marciais.

Com esta idade (17), casou com a jovem Maria Lúcia Rufino da Silva (1960) (Pernambucana de Borracha interior de Vicencia/PE., com quem teve dois filhos Fred William de Brito Dutra Júnior(1978) e Emanuelle da Silva Dutra(1980). Durante esta união, Fred William começou sua carreira de Artista Marcial, ensinando Artes Marciais em vários colégios e em suas academias, instaladas em suas residências em Cruz das Armas e em Jaguaribe.

Artista marcial em técnicas de Judo, Karate, Shorin Riu (mistura de Kung Fú e Karatê Primitivo), teve diversos alunos que o veneram até os dias de hoje sendo alguns referencia nas Artes Marciais. Parou de treinar aos 30 anos, cultuando apenas a ideologia Marcial e aderindo a Filosofia e a prática do pensamento, reflexão e meditação.

 Artista Plástico, Trabalhando com arte Publicitaria e ilustrador, Disck Jokey (DJ) com um equipamento próprio e também trabalhou e criou várias grande equipes de som da época, tais como: JefferSom (trabalhou como DJ), Som Thiago (criou desde o nome até o equipamento e operava como DJ), nesta equipe realizou os maiores bailes da cidade e do Estado que ficaram marcados na História da cidade.
Aos 16 anos começou sua carreira de Disk Jókey, com seu próprio equipamento e aos 17 conheceu Jeffer Som onde passou a atuar como DJ Principal, depois como Técnico de Sonorização. Mais tarde, Criou o Som Thiago, e o Rich Som, onde passou a ser Sócio e DJ, atuando durante os anos 80 como o melhor e mais requisitado Disk Jókey do Estado, produzindo diversas matines e discotecas em todos os clubes da capital e do interior, tendo uma legião de Fãs que disputavam a entrada em suas festas com muitos efeitos sonoros e performances estravagantes para a época.
Foi o DJ Mago William que introduziu na paraiba pela primeira vez, artistas como: Nando Cordel, Bob Marley, Piter Toch, Jimmy Cliff, e consequentemente o Regue, que não foi bem recebido no estado, não tendo muitos admiradores na época, diziam ser um som estranho comparado as batidas pesadas do Kiss, Led Zepperlim, Pink Floyd, Black Sabatt entre outros monstros do Rock que eram tocados e recebidos com delírios e gritos pela plateia dançante do DJ Mago William.

Sonorizou e produziu grandes shows, como dos Artistas: Roberto Carlos, Alcione, Gonzaguinha, Zé Ramalho, Jarbas Maris, Pedro Osmar, Elba Ramalho, Sergio Túlio, entre muitos outros, desenvolveu esta atividade até os anos 90.

De DJ a Design Gráfico e Publicitário

Criou também a equipe RichSom. Paralelo a estas atividades de DJ, o Agora Artista e Publicitário trabalhou no Departamento de Publicidade do Jornal o Norte e depois abriu sua própria Agência de Criação e Publicidade a CriA&AtivA Projetos e Design, (Escritório na Rua Duque de Caxias-Centro), que desenvolvia projetos artísticos, culturais e publicitários. No primeiro casamento conviveu 10 anos, e novamente se casou, agora com Josinete de Sousa Silva e com ela teve dois filhos, Ruan Miguel da Silva Dutra (1985), William Kim da Silva Dutra (1996), e conviveram 17 anos, desenvolvendo atividades Multimídia, como vários projetos Culturais, Publicitários e principalmente de Esportes Radicais.
Como Design Gráfico e Publicitário, Fred Realizou inúmeros projetos de repercussão no estado e no país tais como:
Expô Escola - Empresa, intercâmbio entre as Escolas Técnicas do Brasil e as Empresas e Indústrias, Expô Universidade 88, intercâmbio enre as Universidades Públicas e Particulares e o Público em Geral, I Femivest - Feira da Moda e da Indústria do Vestuário da Paraíba, etc.  

Foi durante esta união que o Artista morou em Brasília (DF) e lá criou e editou por dois anos em que lá residiu, o primeiro jornal informativo da Associação dos Administradores Postais do Brasil (ADCAP), de Circulação Nacional, a convite de um Amigo José dos Santos (Rich Som) foi para Fortaleza (CE) e lá criou e editou o primeiro classificado imobiliário do Jornal Tribuna do Ceará, e paralelo a isso desenvolveu um produto industrial inédito no país o Bananitos o primeiro salgadinho de fruta a base de banana.

De volta a João Pessoa separou-se de sua segunda esposa e montou uma loja de material esportivo em parceria com dois amigos Elias Gomes (Empresário) e Foca (Artista Plástico), em Tambaúzinho onde desenvolvia eventos ligados aos esportes radicais, campeonatos, passeios tudo ligado ao Skate, Patins in line e ciclismo no Espaço Cultural.

Com uma Marca Forte - FERA - O Mago William trabalhou incansavelmente pela unificação dos Esportes Radicais e promoveu inúmeros campeonatos e Eventos Esportivos com o Apoio do Estado, do Município, e de Empresas como Grupo São Braz, Coca Cola, Etc. Tanto em João Pessoa quanto em outros municípios e outros Estados.


Milhares de quilos de Alimentos foram arrecadados nos eventos e doados a instituições filantrópicas como AMÉM, CASA DA VOVOZINHA, CASA DO MENOR COM CÂNCER, Etc.


Criou e Promoveu o Fórum  de Organização e Discussão dos Esportes Radicais (FODER) que apresentou diversos projetos para João Pessoa inclusive de reforma do BOOL da LAGOA, da SKATE PLAZA do MANAÍRA e dos Circuitos das Praças com a sugestão de implantar ao projeto das praças os aparelhos para a prática de esportes radicais.



Sempre utilizando todos os espaços possíveis das escolas e das praças






Algum tempo depois, morando no bairro dos Estados, na Rua Rio Grande do Su,l conheceu sua terceira esposa (2001), Marciliana da  Silva Izaías (1984) com quem vive até os dias atuais (2010), com ela abriu sua primeira galeria no Bairro dos Estados e desenvolveu os primeiros Postais dos casarios Tombados da Cidade de João Pessoa em desenho a Bico de Pena, que foi distribuído em todos os locais da cidade, e circulou para todas as partes do Mundo.
Postais circulam nos principais pontos turísticos da cidade e é conhecido em todas as partes do planeta.
Agora esta sendo apresentado ao FMC - Fundo Municipal de Cultura para receber incentivos.


 Criou também o Mapa Ilustrado de João Pessoa, que é veiculado na revista de turismo Mapa Guia e já tem mais de 1.000.000 cópias por todas as partes do mundo, Criou também a Primeira Agenda Virtual da Paraíba que de forma iterativa mostra os mapas do Estado, da Capital, os principais pontos turísticos e Empresas de toda a região, onde o usuário além de conhecer os mapas pode clicar em cima do local que deseja conhecer melhor e vai ver as fotos do local, o site e muito mais (Projeto Inédito).


Durante a primeira década do ano 2000 vem desenvolvendo trabalhos artísticos tais como: Exposição de Desenhos em Bico de Pena dos Artistas da Paraíba, Projetos de Arquitetura Urbana para o Desenvolvimento de João Pessoa, Curso de Iniciação ao Desenho Artístico e Publicitário de Forma Gratuita via Internet, produtos comerciais e industriais e muitos outros projetos.


Sua vida é pautada em criar obras e soluções para a melhoria de vida do coletivo e para desenvolver a criatividade de quem por suas obras se inspira.

Paralelo as suas atividades artísticas desenvolve o pensamento de forma filosófica e política, tendo desenvolvido um novo sistema de convivência social para o planeta que desde os seus desesete anos foi desenvolvido e é aprimorado por todo o decorrer de sua existência, o qual defende e promove na Rede Virtual.


Hoje é Presidente da CAPP – Cultura, Arte e Progresso Popular, Ong fundada por ele para criar, produzir e divulgar a arte e a cultura paraíbana em projetos eventos, produtos e serviços.

Vem batalhando incansávelmente para criar locais especiais para a difusão da Arte e da Cultura paraíbana, como a PASSARELA DA FAMA, na praia do Jacaré que contempla os melhores artistas paraíbanos com painéis luninosos no passeio da praia do Jacaré contendo a imagem dos artistas e um resumo de sua história e sua obra, patrocinado por entidades culturais e financeiras, visa também a criação de um quiosque para o fomento e a venda de toda a produção artística do estado, uma verdadeira galeria plural de nossa obra cultural.


O projeto pretende homenagear os principais artistas, aqueles que tem se mostrado atuantes e com referencia nacional, isso sem bandeiras politico - partidária, pois acreditamos que a arte esta acima de todos os interesses políticos e deve se colocar de forma independente e imparcial.
Assim sendo, haverá espaço para todos os grandes nomes de nossa arte sem partidarismos, escolhidos por aclamação popular, onde haverá uma apresentação ao vivo dos artistas homenageados na instalação de cada painel da passarela da fama, com isso o projeto visa fomentar o turismo cultural no local e difundir ainda mais a praia do Jacaré e nossa Arte.

Criou e Coordena o projeto Nova Consciência Cultural para dar um rumo prático, rentável e fomentar o produto artístico de nosso Estado e nossa Capital, projeto aprovado por aclamação em Fórum de Cultura da Capital Pessoense a se realizar na Estação Cabo Branco Ciência e Arte em 2011, pretendendo acontecer anualmente, entrando assim para o calendário turístico da cidade.


Atualmente trabalha na Coordenação do NCC que acontecerá na Estação Cabo Branco e pretende gerar discussão, promover o debate e apresentar soluções para criar um movimento organizado de nossa Arte e fomentar a nossa produção cultural dentro de um plano de marketing promocional e rentável, gerando renda e atraindo cada vez mais público para promover os nossos artistas.


Esse é o Mago William - incansável Guerreiro Cultural, que trabalha pelo coletivo, se utilizando de seu conhecimento audidata e polivalente, para promover o conhecimento, abrir a percepção coletiva, unificar os segmentos culturais, difundir a cooperação voluntária, promover a nossa cultura e gerar a melhoria de vida sócio - economica do coletivo.